Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

INVESTIGAÇÃO EXPLOSIVA: Actrizes obrigadas a perder dezenas de quilos

RITA PEREIRA É O MODELO.

Quase todas as actrizes perdem dezenas de quilos ou não lhe renovam o contrato, chegam só a comer alface e provocam os vómitos.

A ditadura da magreza instalou-se na ficção nacional. Jovens actrizes são pressionadas a perder peso, para assegurarem novelas ou chegarem a protagonistas; as mais maduras ganham contratos conforme a balança. Em nome do sucesso, consomem-se em sacrifícios difíceis de conjugar com uma rotina diária de gravações que pode estender-se até às 16 horas.

 

Aos 20 anos, Laura Galvão, a Madalena de Morangos Com Açúcar, foi "convidada" pela direcção da referida série a perder peso, para continuar no elenco. A referida actriz disse à revista TV 7 Dias, que uma actriz com peso normal tem que perder pelo menos os 4 ou 5 quilos que a televisão "engorda". Quando a confrontaram com isso a actriz diz que ficou revoltada, parecia-lhe injusto, pois para ela as oportunidades deveriam ser por o talento e não da magreza... mas já se rendeu.

Para perder peso, Laura Galvão mudou radicalmente a sua alimentação. Agora a sua alimentação é à base de carnes brancas, fruras e legumes e como as gravações acabam muito de tarde teve de descobrir um ginásio que funciona-se até às 23:00H.

Esta actriz conta que as jovens para se passearem de biquíni nos ecrãs da TVI, são pressionadas a entrar na linha: "É sempre o exemplo que nos dão: fazer como a Rita (n.r: Pereira)".

Já Cátia Godinho, também actriz dos Morangos, perdeu cerca de 7 quilos para poder fazer as cenas de Verão, a actriz que tinha fama de gulosa, já nem pode ver doces.

Para Rita Pereira: "Uma boa figura é como um passaporte para entrar neste mundo", defende. "A aparência conta 50 por cento na escolha, o resto tem de vir do talento e do profissionalismo. Sei que havia miúdas mais giras do que eu na fila dos castings quando nos escolheram para fazer os Morangos. Isso quer dizer que a beleza não bastou...", a protagonista de Feitiço de Amor ou Doce Fugitiva, diz: "Eu engordo com o vento! Sou uma pessoa atenta ao meu corpo, porque o corpo de um actor não pode tirar férias. Mantenho uma alimentação regrada, mas se me apetecer muito uma bola de Berlim, como-a. Depois acerto as contas ao jantar."

Já Adriano Luz, da Casa da Criação diz: "O que digo sobre isso não é uma opinião minha, é uma constatação: nas novelas são todos esbeltos." O também actor vai mais longe: "A ficção actual é isso que pede. Querem-se as pessoas tão lindas e tão magras que cada vez mais se afasta da sociedade real. A pressão que isso coloca nas miúdas é muita. É estúpida e cruel."

Também Mariana Monteiro, Alexandra Leite que diz que "está a ser muito duro perder os 17 quilos" que engordou ou Maria João Abreu estão ou foram obrigadas a perder peso.

Mas para além disto tudo, as actrizes muitas vezes metem a própria saúde em risco e metem-se no mundo das drogas, como conta Fernando Póvoas, o dietista que está por detrás de muitas silhuetas famosas, que não tem "papas na lingua": "A nossa sociedade e os meios audiovisuais, em particular, sofrem de fobia da gordura. Tudo o que é belo e moderno está associado à magreza. Os obesos são excluidos. As mesmas pessoas que têm pena de um deficiente, sentem aversão aos gordos; por isso com magreza é mais fácil arranjar trabalho e, no caso das actrizes, elas até tem de ser mais magras do que deviam, porque as câmaras as fazem parecer com mais cinco quilos. Muitas actrizes que me procuram para perder peso são mulheres "cinco estrelas", mas querem à força ficar magricelas."

De acordo com o especialista, elas chegam a pôr em risco a sua saúde: "Cometem barbaridades para emagrecer depressa. Fazem dietas em que só comem bananas e leite ou então só bebem seiva. Criam um equilíbrio horrível no organismo, podem até adoecer, ficam fracas e, na minha opinião, menos femininas. Tenho clientes que vêm para emagrecer, mas já são autênticos cabides. É complicado explicar-lhes que não podem emagrecer mais."

Para além disto chegam a recorrer a drogas muitas vezes usadas pelas manequins, o medicamento Reductil ou o uso de efedrina, tem os mesmo efeitos secundários que são: insónias, prisão de ventre, alterações de paladar, mas podem chegar a complicações cardíacas, distúrbios sexuais, convulsões, dores e hemorragias.

O primeiro medicamento, antes só podia ser vendido perante receita médica e agora está disponível para venda na Internet, em diversos sites, para emagrecimento rápido. Já a efedrina, acelera o metabolismo e obriga o corpo a queimar mais gorduras.

É assim que as nossas estrelas se tornam "elegantes"!!!

2 comentários

Comentar post