SIC faz queixa contra Benfica
A SIC solicitou a intervenção urgente da Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) junto do Benfica, depois de um jornalista daquela estação de televisão privada ter sido impedido de acompanhar uma conferência de imprensa do treinador dos encarnados, Quique Flores, no centro de estágios do clube, no Seixal.
Contactado pelo CM, o director de Comunicação do Clube da Luz, João Gabriel, escusou-se a fazer comentários, esclarecendo que o Benfica responderá se for chamado pela ERC. No entanto, o CM apurou que a proibição surgiu depois do jornalista Nuno Pereira ter feito umas entrevistas durante o Torneio do Guadiana, que a SIC transmitiu e que não terão agradado ao Clube da Luz. Sabe-se também que este não é um caso isolado e outros jornalistas de diferentes órgãos de Comunicação também sofreram vetos semelhantes.
O caso que solicitou a queixa à ERC ocorreu dia 14 de Agosto. E, segundo a estação de Carnaxide, a equipa da SIC foi inicialmente barrada pelos seguranças do clube. Perante a insistência do repórter Nuno Pereira em fazer o directo da conferência de imprensa, foi-lhe dito que tinha de abandonar o local e informado de que a proibição era aplicada especificamente a ele e não à estação de televisão.
O director operacional de canais da SIC, Ricardo Costa, referiu em comunicado que a estação não exclui a hipótese de "recorrer a outros meios, judiciais e policiais", caso o Benfica "insista em vetar a entrada" deste ou de outro jornalista de Carnaxide.
O responsável da estação informa ainda: "Responsabilizaremos civil e criminalmente os dirigentes do SL Benfica por qualquer agressão ou tentativa de agressão de que uma equipa da SIC seja alvo nas instalações (ou imediações) do clube."
A ERC confirmou que a queixa contra o Benfica deu entrada na manhã de ontem e vai agora analisar o assunto.
Da parte da SIC, foi ainda referido que a estação "decidiu actuar para que este tipo de situações não se institucionalizem".