Canal Disney para rapazes
Acção, aventura, desporto e videojogos são os temas que dominam a grelha do Disney XD (Xtreme Digital)
As meninas não entram. Cientes de que há um nicho de público para cativar, a Disney prepara um canal dirigido às crianças e pré-adolescentes do sexo masculino. A programação do Disney XD (Xtreme Digital) pretende ir ao encontro do gosto deles.
As pesquisas da mais poderosa produtora audiovisual para crianças e jovens revelaram que os miúdos preferem uma televisão com conteúdos diversificados: um boa dose de aventura, de programas desportivos e humorísticos, além de conteúdos sobre vídeojogos e super-heróis. E a estação norte-americana vai fazer- -lhes a vontade a partir de Fevereiro de 2009, altura em que o Disney XD substituirá o Toon Disney.
O objectivo é equilibrar a oferta, até aqui mais direccionada ao sector feminino, revela o presidente da Disney Channels Worldwide. "Somos um grande negócio dirigido a jovens de todo o Mundo, com especial êxito entre as meninas, assim a nossa meta é que o Disney XD tenha o mesmo furor entre os meninos", disse Rich Rosso, ao El Mundo.
Rosso diz que os rapazes pedem um "espaço exclusivo para eles, onde estejam reunidos os seus conteúdos favoritos".
Entre os programas que integram a grelha do novo canal estão os grandes clássicos, como "Batman", "Superman", "Iron Man" e "Spiderman". Uma das novidades chama-se "Robodz": série de animação em três dimensões que tem como personagem central um robot. Promete-se ainda uma versão masculina de "Hannah Montana", o maior êxito das Disney dos últimos anos, exibida, neste momento, em 27 países, que já vai para a sua terceira temporada (em Portugal, exibe-se à segunda época). Estreada em 2006, esta série fez de Miley Cyrus uma vedeta internacional.
O Disney XD substituirá o Toon Disney, criado em 1998, cuja grelha é composta exclusivamente por clássicos, faceta que, aliás, a nova emissão não abandonará por completo. O salto para o público masculino vai também no sentido de acompanhar a preferência das novas gerações, mais ligadas às novas tecnologias.
O Disney Channel chegou ao mercado em 1983 como um conteúdo de referência, fazendo-se, por isso, pagar com taxa acrescida. Nasceu como canal "premium". Em Portugal, tem sido exibido na Zon TV Cabo, até que o Meo, operadora da Portugal Telecom, resolveu integrá-lo no pacote básico.