Novo director na TVI
André Cerqueira é o novo director de Programas da TVI, cargo que vai acumular com a direcção-geral da Plural (produtora de conteúdos de da Media Capital). Esta é primeira mudança na estação de Queluz após a entrada do novo director-geral, João Cotrim Figueiredo, que assumiu hoje as funções de director-geral da TVI e que pretende reorganizar o canal líder de audiências.
Ao CM, Júlio Magalhães disse que mantinha o "cargo de director de Informação. Isso nem se põe em causa. Na direcção de Programas é diferente, já se sabia da mudança".
Cerqueira substitui no cargo o director de Programas interino Luís Cunha Velho, que mantém a direcção de coordenação de Antena e Meios de Produção da TVI. Em comunicado, a TVI nota que "a integração de André Cerqueira na TVI representa uma mais-valia para a empresa, bem como uma aposta no reforço da transversalidade que se pretende incrementar entre as diferentes empresas do grupo [Media Capital] que actuam na área dos conteúdos".
Natural do Brasil, onde iniciou a sua actividade profissional como realizador, André Cerqueira veio para Portugal em 1990. Na NBP coordenou várias telenovelas e séries da TVI. É também sócio da Plano 6, produtora que fundou com Ana Rangel e Miguel Dias. Responsável pela mega-produção ‘Equador’, disse na altura que "as audiências são as pessoas a falar sobre o que querem e não querem ver nas grelhas de televisão".
Até ao fecho desta edição, Cerqueira não esteve disponível para falar ao CM, não sendo possível apurar se vai manter a equipa de programação composta ainda por Júlia Pinheiro, Gabriela Sobral e Margarida Vitória Pereira.
PERFIL
André Cerqueira nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, há 41 anos. Trabalhou na TV Globoe veio para Portugal em 1990. Director-geral da Plural, dirige agora a programação da TVI.