Portugal Telecom: Lança em exclusivo canal ‘Q’

O lançamento do ‘Q’, canal das Produções Fictícias, é a nova aposta de Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, para conquistar mercado e chegar à liderança da televisão paga em Portugal. Ao CM, Zeinal Bava disse que, "em 21 meses, o Meo conseguiu conquistar 23% de quota de mercado" (o serviço fechou 2009 com 581 mil clientes), crescendo "ao ritmo de 1% por mês".
Apesar de a liderança ainda estar longe – a ZON contava no final de Dezembro com uma quota de 64,4%, com quase 1,6 milhões de clientes –, Zeinal Bava mostra-se confiante. "Por este caminho, temos todas as condições para atingir essa liderança", disse à margem da apresentação do ‘Q’, um canal exclusivo do Meo que inicia as emissões na segunda-feira, dia 29, às 21h45.
O crescimento do Meo tem sido feito, essencialmente, devido a novos clientes de TV paga. Isto porque a ZON viu a sua quota de mercado cair 7,9 pontos percentuais em um ano mas perdeu menos de 20 mil clientes.
O ‘Q’ nasce com um novo conceito e aposta em emissões apenas durante o período da noite. No entanto, todos os programas da estação dirigida por Nuno Artur Silva vão estar disponíveis 24 horas por dia, de forma gratuita, num arquivo do canal. O ‘Q’ arranca na posição 15 do pacote-base do Meo e todos os conteúdos são produzidos e realizados pelas Produções Fictícias. Nuno Markl, Leonor Pinhão, José de Pina e Guta Moura Guedes são algumas das caras do canal.
APONTAMENTOS
PROGRAMAS DO 'Q'
A grelha inclui o talk-show ‘Histórias da Vida’, a rubrica ‘Caça ao Cómico’, o magazine ‘A Rede’, com os irmãos Nuno e Ana Markl, ‘Futebol e Lazer’, ‘Actualidade’, ‘Grandes Temas’.
FUNÇÕES
A emitir entre as 21h45 e as 00h00, o ‘Q’ tem acesso 24 horas a todos os conteúdos do canal. Ou seja, vê-se quando se quer, sem necessidade de gravar.
CARAS DO CANAL
Nuno Artur Silva, director das Produções Fictícias, tem um programa ‘Q’. Leonor Pinhão é outra das caras do canal.