Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

RTP lidera em noite de eleições

José Alberto Carvalho anunciou o nome do vencedor José Sócrates. SIC e TVI apostaram em mais directosA televisão que anunciou antecipadamente o nome de José Sócrates para primeiro--ministro na noite das eleições foi também a mais vista no domingo. Na cobertura da maratona eleitoral, a RTP 1 distanciou-se da concorrência e ganhou o dia, com um share total de 27,5%, seguida da SIC com 23,4% e da TVI com 22,9%.

Com a emissão a arrancar às 18h56, a estação pública ganhou logo vantagem sobre a SIC, que iniciou a transmissão às 18h59.

A TVI, tal como em anos anteriores, arrancou mais tarde e só às 19h59 começou a emitir o especial eleições.

Desta vez, a RTP 1 investiu nas novas tecnologias e optou por ter menos comentadores em estúdio.

Graças a um grafismo que simulava dados com as caras dos líderes partidários, a RTP 1 foi a primeira estação a avançar o nome de José Sócrates para primeiro-ministro, ao mesmo tempo que anunciava as primeiras projecções, com vitória para o Partido Socialista.

Um canal de twitter e um blogue, gráficos em painéis tácteis e um simulador de maiorias contribuíram para cativar mais telespectadores. Em estúdio estiveram apenas os dois comentadores residentes da estação, Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino.

A TVI conseguiu colocar o especial eleições em 5º lugar no top do dia, à frente da maratona da SIC, que ficou em 7º. Mas, ainda assim, a estação de Queluz de Baixo acabou por ser a menos vista no geral do dia.

Em estúdio, os dois canais privados deram voz aos comentadores (cinco na SIC e dois na TVI) e aos representantes dos líderes partidários. Melhor apetrechada em termos técnicos, a estação de Carnaxide enviou para a rua duas equipas em moto e ainda um helicóptero. Na TVI, a opção foi por mais directos.

SONDAGEM DA TVI MAIS CERTA

No que respeita a sondagens e projecções à boca das urnas apresentadas pelas três televisões generalistas, o resultado avançado pela Intercampus/TVI foi o que ficou mais próximo do real e foi também a única sondagem que antecipou o CDS-PP como terceiro partido nacional, facto que se viria a confirmar com os resultados finais.

Em termos de emissão dedicada às eleições, liderou a RTP 1, com o especial ‘Legislativas 2009’ e ‘Legislativas 2009: Hora Decisiva’ (12,2% e 8,8% de audiência). A emissão da TVI, ‘Eleições Legislativas 2009’, ficou em 5º lugar no dia (8,2% de audiência ). Já a SIC foi a menos vista nessa maratona, com os dois especiais a ocuparem o 7º e o 8º lugares no dia: ‘Portugal ‘09

1 comentário

Comentar post