Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Espectadores pedem que marcas sejam mais activas

Estudo. Apeme inquiriu 432 pessoas via Internet dias 1 e 2 deste mês

Ver futebol tem interesse considerável (44%), mas abaixo de ver TV (53%)

70% dos espectadores de futebol afirmam que as marcas que lhe associam podiam fazer algo mais pelo bem de quem vai ao futebol, não deviam só aparecer. Esta é uma das conclusões do estudo de opinião - "As Marcas no Futebol" - elaborado pela Apeme (Área de Planeamento e Estudos de Mercado), que aponta ainda um aspecto curioso: 40% dos inquiridos não gostam de ver as marcas como cenários das conferências de imprensa, enquanto, um quarto manifesta o seu agrado.

A Apeme verificou ainda que o futebol tem um interesse considerável para 44% dos inquiridos, acima da actividade de jogar PC/PlaySation (32%), mas abaixo da vontade de comprar roupa/coisas para mim (52%), ver televisão (53%) ou ler (65%). Conviver com os amigos ganha por larga margem, com 91% .

Digno de registo é o facto de 31% gostarem muito de ver programas de TV sobre informação desportiva. Daí que 43% confessem ser A Liga dos Últimos o seu programa preferido, seguindo-se Domingo Desportivo (39%), ambos na RTP, Trio D'Ataque (28%) ou Tempo Extra (23%), da SIC.

Os jogos da selecção nacional são significativamente mais acompanhados (73%) que os jogos dos clubes (62%), ainda que a intensidade de relação seja grande nas duas tipologias. Os mais novos e os homens têm níveis de acompanhamento mais intensos. As mulheres procuram o futebol por causa das emoções fortes, enquanto nos homens se destaca a ligação com a fileira do desporto.

Nesta análise, os consumidores revelam uma consciência apurada acerca da grande importância das marcas no território do futebol, considerando que será um investimento com retorno positivo, sendo que apenas metade da amostra discorda com clareza de uma afirmação forte: "Sem as marcas não havia futebol." Já "só as marcas poderosas estão associadas ao Futebol" gera a concordância de 59% dos inquiridos.

Sagres, que patrocina a selecção nacional e a primeira liga de futebol, é imediatamente identificada por 16% dos inquiridos, seguida da PT e Nike (6%), Adidas (5%) e TMN (4%). Na "marca que patrocina o meu clube", TMN lidera (20%), seguida de PT (14%), BES (9%), entre outras.