Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

ODISSEIA POLAR 08' por entre fiordes e glaciares que o homem ameaça destruir

ODISSEIA POLAR 08' por entre fiordes e glaciares que o homem ameaça destruir

O Canal Odisseia começa a sua missão de "alerta verde" transmitindo, durante todo este mês, uma série de 23 documentários sobre o tema.

Saiba tudo sobre as gravações na Grunelândia.

Apesar de ser a maior ilha do Planeta, cuja dimensão de 14 056 000 km2 é pouco menor do que o continente europeu, a Gronelândia é escassamente povoada - sensivelmente 56 mil habitantes, cerca de 50 mil inuits (erradamente designados por esquimós).

Sem estradas e com um dos climas mais extremos do Planeta, poucos são os que se aventuram para este local de inóspita glaciar. Apesar de ficar longe das principais rotas, a sua importância tem crescido, pois, com cerca de oito por cento do gelo do Globo, são bem patentes os efeitos das alterações climáticas, tornando-se num banco de experiências para cientistas.

De forma a associar-se à crescente preocupação mundial, o canal Odisseia concebeu 23 documentários - que transmitirá duramte todo este mês de Julho - sobre as mais variadas vertentes do aquecimento global, nos locais "quentes" do Globo, incidindo principalmente na Gronelândia.

Para que esta informação fosse transmitida da forma mais correcta e isenta possível, a Chello Multicanal decidiu convidar aqueles que, na sua opinião, são os mais importantes meios de comunicação de Portugal e Espanha, para acompanhar a gravação de um especial sobre este território encostadoao Polo Norte.. A TV 7 Dias foi uma das eleitas entre outros meios de comunicação de Portugal. Assim se formou uma sólida aliança ibérica "verde" de profissionais da Imprensa.

Durante uma intensa semana, na Gronelândia, os profissionais de imprensa assistiram a conferências com meteorologistas, especialistas sobre o povo inuit ou historiadores, além de visitas a fiordes ou glaciares. Uma oportunidade inolvidável para perceber e recolher, in loco, dados concretos sobre a verdadeira magnitude  do desastre ecológico que há muito se faz sentir, por influência do Homem no ambiente.

Uma experiência dirigida por Roberto Blatt e que poderá ser observada em Agosto, no Canal Odisseia, num especial dedicado a este tão exótico destino e à nossa campanha, centrando os seus interesses no degelo, na ecologia, na história e na sociedade.

A informação mais completa será transmitida no canal Odisseia, numa campanha intitulada Odisseia Polar 08, que certamente trará uma imagem algo refrescante durante o calor deste mês. Esteja Atento!