RTP promete "diversidade e inovação"
“Diversidade e inovação são as nossas palavras de ordem para estes conteúdos inovadores que só nós é que fazemos.” É assim que José Fragoso, director de Programas da RTP 1, fala ao CM das novidades da grelha da estação pública para preencher a grelha de Outubro a Dezembro.
Está tudo preparado para nove estreias absolutas, sem contar com o regresso de novas temporadas das séries de sucesso do canal: ‘Conta-me Como Foi’ e ‘Pai à Força’.
Das novas estreias, Fragoso destaca o programa ‘Dança Comigo no Gelo’, com Catararina Furtado, e os concursos ‘O Último Passageiro’, com Sónia Araújo, e ‘Família/Família’, com João Baião e Sílvia Alberto.
“O primeiro concurso é para famílias muito grandes e irá colocar em disputa três famílias que vão superar provas de destreza física e também de conhecimento. O segundo também é um concurso que irá pôr à prova o talento das famílias', disse o director de Programas.
José Fragoso não quer nomear favoritos na sua grelha, mas acaba por falar em “projectos importantes”. “Iremos ter ‘Salvador’, um programa que vai explicar que há pessoas que, apesar das suas deficiências, fazem coisas incríveis, como pára-quedismo. Será apresentado pelo próprio Salvador Mendes de Almeida, ele próprio com a sua deficiência”. O inovador programa irá estrear a 12 de Outubro e terá 13 episódios.
‘Portugal Selvagem’ é outro destaque. Com narração do actor Diogo Infante, este é um programa documental que dará a conhecer os animais selvagens portugueses. “Desde o lobo ibérico, à águia ou à baleia dos Açores”, revela ao CM José Fragoso.
O humor não pode faltar e as Produções Fictícias criaram mais um original para a estação pública: ‘Viver é Fácil’. Trata-se de uma comédia que tem Rui Unas, Jorge Mourato e Inês Castel-Branco como cabeça de cartaz, mas irá revelar muitos novos talentos, entre eles Filipe Basto.
A história promete momentos hilariantes. “Nesta época de crise, dois amigos – Rui Unas e Mourato – juntam-se para fazer um curso de auto-ajuda, porque há muitas pessoas tristes. Estes dois vão juntar-se a um grupo de comediantes, mais ou menos desempregados, para montarem com eles os vídeos do curso”, revela ao CM Nuno Artur Silva.
Não menos importante na nova grelha são as mini séries ‘Amália’ – 5 e 6 de Outubro - , ‘Conexão’, de Leonel Vieira, e ‘Dez’.
“A RTP é mais forte com estes dois comentadores”
Em noite de festa, com estreias marcadas para renovar o entretenimento da estação pública, José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP1, aproveitou para também realçar a notícia. “A RTP orgulha-se de ter os programas de informação na liderança, entre eles o Telejornal, que vai celebrar 50 anos em breve.”
José Alberto Carvalho sublinhou ainda que o canal vai manter dois programas 'indispensáveis': 'Grande Entrevista', com Judite de Sousa, e ‘Prós e Contras’, com Fátima Campos Ferreira.
O director de Informação garantiu ainda a continuidade de Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino nos comentários. “A RTP é mais forte com estes dois comentadores”, sublinhou.
Fragoso arrisca ‘Dança no Gelo’
Catarina Furtado, que regressa às danças com o programa ‘Dança Comigo no Gelo’, a 17 de Outubro, disse ao CM estar “com uma enorme expectativa com este novo formato do seu programa”.
Os programas serão em directo, embora os convidados tenham duas semanas para ensaiar, “com um professor de patinagem artística no gelo e o professor Marco De Camillis, que é o coreógrafo”. “Teremos também um elenco fixo de profissionais do gelo, jovens artistas, que Portugal desconhece, mas que ganham prémios em todo o Mundo” conta ainda a apresentadora.
Catarina Furtado acredita que o seu novo programa vai levar mais câmaras municipais a instalar “pistas de gelo pelo País, na altura do Natal”.
A apresentadora revelou ainda ao CM que este será mais um programa que irá convidar gente famosa. E a adesão tem sido grande. “Quando o José Fragoso me disse que devíamos arriscar uma série no gelo, confesso que tive algum receio, mas a verdade é que a menos de um mês da estreia todas as respostas que recebemos são positivas”.