Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

POST ESPECIAL: Moniz abandona TVI

José Eduardo Moniz, director geral da TVI, vai cessar funções a partir de hoje na televisão de Queluz, anunciou a Media Capital em comunicado. Há mais de 10 anos na televisão líder em Portugal, a expectativa é que Moniz entre para a administração da Ongoing, que está a negociar a entrada na Media Capital.
A Media Capital confirmou hoje, através de comunicado enviado à CMVM, a saída de José Eduardo Moniz das funções de director-geral e de coordenação de informação e programas da TVI.
A saída de Moniz deverá estar relacionada com a compra de uma parte da Media Capital pela Ongoing. Segundo avançou o “Expresso” este Sábado, com o abandono da TVI, Eduardo Moniz transitará para a administração da Ongoing, a empresa que está a negociar a compra uma posição, que andará à volta dos 30% com opção de reforço, da Media Capital à Prisa.
Segundo fontes do mercado ouvidas pelo Jornal de Negócios, a Prisa e a Ongoing têm já acertadas as condições do negócio. Para tornar oficial a operação, só faltaria comunicar a saída de Moniz da estação, uma decisão que foi ontem dada a conhecer aos colaboradores mais próximos da estação de televisão.
Hoje Moniz convocou uma reunião de urgência com os directores da TVI para comunicar a saída da estação. No final foi enviado um comunicado aos trabalhadores da estação, que não adianta qual será o seu futuro profissional.

 


 MONIZ há mais de 10 anos na TVI

Programas infantis, muita ficção nacional, grandes galas, programas de sucesso, séries de sucesso e reality shows que marcaram a televisão em Portugal, recorde todos os sucessos da era Moniz na TVI.

Foi a 22 de Setembro de 1998 que Moniz entrou pela porta grande na TVI, nessa altura o canal estava em crise, o share era de 13,1%  e estava atrás da SIC e da RTP1, nesse ano estreava o Batatoon para os mais pequenos e ainda arrancavam novos programas para agarrar mais e mais espectadores.

1998: Para agarrar o público mais novo estreia o Batatoon, com António Branco (Batatinha) e Paulo Guilherme (Companhia), um desentendimento entre ambos dita o fim do sucesso.

1999: Neste ano Moniz aposta na focção nacional com Todo o Tempo do Mundo, com um elenco de luxo esta novela fez subir as audiências da TVI.

2000: Continua a aposta na ficção nacional com Jardins Proibidos, e a série de sucesso Super Pai. Mas o "arranque" da TVI só se dá com o Big Brother, que teve como vencedor o famoso Zé Maria.

2001: Dá-se o grande passo na ficção nacional com três novelas portuguesas no ar ao mesmo tempo: Filha do Mar, Anjo Selvagem e Nunca Digas Adeus. Continua a novela da vida real Big Brother.

2002: A TVI estreia o seu primeiro talk-show para as manhãs, As Manhãs de Sofia conduzido por Sofia Alves, mas revelou-se um flop, meses depois Moniz vai buscar Manuel Luís Goucha à RTP para conduzir Olá Portugal, mas "o público não perdoou" como costuma dizer o apresentador e este último também não teve audiência.

2003: A TVI estreia Morangos Com Açúcar, com João Catarré e Benedita Pereira, o sucesso desta série é tanto que a série já vai na sexta temporada (a caminhar a passos largos para a sétima).

2004: Júlia Pinheiro estreia-se nos reality shows com Quinta das Celebridades, com concorrentes uns mais famosos que outros e polémicos este reality show foi um sucesso. Também foi neste ano que arrancou Você na TV! o programa que mais sucesso fez nas manhãs da TVI e que dura até hoje.

2005: Neste ano a ficção nacional, mais concretamente Ninguem Como Tu de Rui Vilhena, leva a TVI à liderança. Esta telenovela que tinha como protagonista Alexandra Lencastre, deixou os espectadores com uma pergunta na ponta da lingua: "Quem matou o António?".

2006: Júlia Pinheiro apresentou o programa de sucesso Canta Por Mim, foi neste programa que actores, apresentadores e jornalistas cantaram por uma boa causa. Também foi neste ano que Dino (Francisco Adam) se despediu de nós e a TVI transmitiu o funeral em directo.

2007: Este ano fica para sempre marcado na história da TVI e da televisão, pela transmissão à escala mundial, em directo na TVI da grande gala das 7 Maravilhas do Mundo e de Portugal. Este acontecimento foi transmitido no dia 7/7/2007 e deu à estação de Queluz de Baixo o seu share mais elevado dos seus, até então, 14 anos e meio de emissões regulares.

Também neste ano a TVI estreia o seu talk show de sucesso das tardes, As Tardes da Júlia, com Júlia Pinheiro.

2008: Neste ano Manuela Moura Guedes volta à antena da TVI com o "seu" Jornal Nacional 6.ºFeira, polémica como sempre, continua a dar grandes alegrias à TVI em termos de audiências.

Também neste ano arrancam outros dois programas de informação de sucesso,  o programa de grande reportagem Repórter TVI e o programa de entrevista com Constança Cunha e Sá, Cartas na Mesa.

Estreia também o programa de sucesso Uma Canção Para Ti com Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha que fez as delicias de miudos e graudos.

2009: Outro ano que marca a história da TVI com o lançamento do seu primeiro canal do cabo, o TVI 24. Neste ano Herman José muda-se da SIC para a TVI com o programa Nasci P'ra Cantar.

1 comentário

Comentar post