Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Canais lutam por vedetas//Entrevista a Fátima Lopes//

 Os trunfos de cada estação

 

Arquivo CM  Cláudia VieiraCláudia Vieira

Canais lutam por vedetas

No que respeita a ‘segurar’ as suas estrelas, a RTP, a SIC e a TVI não olham a custos. No caso da estação pública, a perda dos Gato Fedorento para a SIC foi compensada com a renovação dos contratos de exclusividade com Fernando Mendes, Jorge Gabriel, José Carlos Malato e, recentemente, com Catarina Furtado. “Sinto que sou muito acarinhada e útil para a estação”, explica à Correio TV a apresentadora de ‘Dança Comigo’. Em Junho, Catarina regressa à RTP 1 com um novo programa, ‘À Procura de Sally’, em que, de um grupo de dez candidatas, será escolhida a estrela do musical ‘Cabaret’, que Diogo Infante levará à cena no Teatro Maria Matos.

 

Na SIC, o director de Programas, Nuno Santos, conseguiu ‘segurar’ Herman José e Luciana Abreu  e ‘roubou’ à TVI a actriz Cláudia Vieira, que abandonou as gravações de ‘Equador’ e teve de ser substituída à última hora por Mariana Monteiro, a ‘Nalini’ de ‘Fascínios’. Entretanto, Nuno Santos contratou o argumentista Manuel Arouca, responsável por formatos como ‘Jardins Proibidos’, ‘Jóia de África’ e ‘Tu e Eu’, da TVI, para escrever a nova novela da SIC. O projecto, que conta com cenas filmadas em Moçambique, “ainda está a ser escrito, mas é cedo para revelar pormenores sobre o enredo e o elenco”, afirma Arouca, adiantando que “está a ser um desafio enorme escrever um original capaz de surpreender o público e marcar pela diferença”.

Por detrás de muitas destas contratações está a mão de Virgílio Castelo, o novo consultor para a ficção nacional da estação de Carnaxide. “A tentativa de criar uma identidade específica para a ficção da SIC é um projecto muito simples e, ao mesmo tempo, muito ambicioso. Queremos fazer uma ficção com a qual o telespectador se envolva de modo mais duradouro”, explica o actor, que também assinou um contrato de exclusividade com o canal. “Não me passaria pela cabeça trabalhar em televisão em mais do que uma estação. Sou consultor, dou o meu contributo na escolha de projectos e elencos, na selecção de textos e equipas, e, eventualmente, irei participar como actor num ou noutro projecto”, esclarece Virgílio Castelo à Correio TV. Apesar de a remuneração ser o aspecto mais importante de qualquer contrato, sobretudo quando é exclusivo, não vale só por si. Com projectos “secretos” para 2009, Herman José não esconde o ‘fraquinho’ que sente pela SIC: “Foi por amor que aderi à família e a paixão está longe de se desvanecer.” Já Luciana Abreu, que aos 23 anos é a estrela mais bem paga do canal de Balsemão, com o qual renovou o seu contrato de exclusividade no final de 2007 e que em breve regressará ao ecrã com um programa infantil, assegura: “A minha vida é maravilhosa na SIC. Não posso pedir mais do que isso.”

Na TVI, muitos contratos estão ainda a ser negociados. José Eduardo Moniz está a fazer tudo para ‘agarrar’ Alexandra Lencastre e Fernanda Serrano mas vai ter de subir a parada, uma vez que estas também estão na mira da SIC. Recorde-se, porém, que em 2005 a vilã de ‘Fascínios’ recusou um convite bastante generoso da estação de Carnaxide só para poder continuar a trabalhar com Moniz. Para já, o director-geral da TVI conseguiu garantir a presença de António Pedro Cerdeira no elenco da nova novela da estação, ‘Destino’, graças a um contrato de exclusividade por três anos que o actor descreve como sendo “irrecusável em termos financeiros” e que “dá muita estabilidade”. Pedro Lima, Paulo Pires, Pedro Granger, Mariana Monteiro, Dalila do Carmo e Margarida Vila-Nova também se tornaram rostos exclusivos da TVI. Só Margarida Marinho, a protagonista da novela líder de audiências ‘A Outra’, ainda não cedeu à tentação de um contrato deste tipo. “Sempre fiz contratos novela a novela. Assinar um contrato de exclusividade não faz parte da minha realidade. Não digo que isso não venha a acontecer um dia mas depende das condições de trabalho e teria de ser avaliado caso a caso”, adianta a actriz à Correio TV. Margarida Marinho não comenta o aumento substancial do seu ordenado como prémio pelas excelentes audiências do formato de Tozé Martinho, em que interpreta a misteriosa ‘Teresa Pimenta’. “Sinto-me bastante confortável na TVI”, refere a actriz, satisfeita com o desempenho na novela. “Este tipo de produção é sempre uma incógnita. Mas parto do princípio de que os programadores sabem o que fazem com os projectos.” – Com F.B. e F.G.

PRESTES A RENOVAR CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A TVI

A ESTRELA

20.000 EUROS

Alexandra Lencastre é um dos maiores trunfos da TVI. Depois de renovar o  contrato com a estação, que assinou em 2005, a Margarida de ‘Fascínios’ será um dos protagonistas de ‘Equador’, em que veste a pele da fazendeira Maria Augusta.

OS CACHETS DAS VEDETAS

 

MARGARIDA VILA-NOVA

CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A TVI

A PROMESSA

6000 EUROS

Um dos talentos mais promissores da actualidade, tanto na TV como no cinema.

PEDRO LIMA

CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A TVI

O GALÃ

8000 EUROS

Actualmente a filmar ‘A Outra’, Pedro Lima é um dos galãs nas novelas portuguesas e vai vestir a camisola da TVI por mais tempo.

FERNANDA SERRANO

A NEGOCIAR CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM SIC E TVI

O REGRESSO

8000 EUROS

A actriz afastou-se da televisão desde que foi mãe mas a TVI quere-a de volta, assim como a SIC. Fernanda está a avaliar ambas as propostas.

ANTÓNIO PEDRO CERDEIRA

CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A TVI

O VETERANO

10.000 EUROS

O 'Carlos' de 'Deixa-me Amar' foi convidado pela SIC, mas optou por ficar na TVI, que lhe fez uma proposta 'irrecusável'. Vai interpretar um advogado em 'Destino'.

LUCIANA ABREU

CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM A SIC

A 'COQUELUCHE'

15.000 EUROS

A ex-‘Floribella’ continua a ser paga a peso de ouro. Em breve vai apresentar o novo programa infantil da estação de Carnaxide.

Eugénia Ribeiro e Sónia Dias(www.correiomanha.pt)

________________________________________________________________

Entrevista: Fátima Lopes

Fátima Lopes

"Gostei de me entrevistar"

Apresentadora, que lançou o site fatima.tv no dia em que fez 39 anos, a 13 de Maio, vai acompanhar causas no novo espaço

Quantas pessoas trabalham no seu site?

Tenho de contar com a equipa técnica que trabalha connosco, quando temos reportagens para fazer. Em permanência, mais dedicados ao projecto, estamos eu, que supervisiono a equipa, o Pedro Ribeiro, o Joaquim Herrera, a Verónica Silva, nossa produtora, e outros elementos que estão conforme vamos precisando.

Terá tempo para tudo?

Há ano e meio que preparo a abertura do site. Consegui coordenar tudo. É uma questão de equilíbrio entre tempo e energia.

O lançamento do site é uma prenda de anos?

É. A melhor prenda que podia ter foi lançar o site nesta data e as pessoas gostarem dele. Despedi-me dos 30 com esta festa. Para o ano sou uma mulher dos 40. Fecho um capítulo e abro outro.

Como se sente com os 39 anos?

Fantástica. Graças a Deus, estou muito bem com a idade. Acima de tudo, sinto-me bem comigo mesma.

Festeja sempre o aniversário?

Faço apenas um jantar em família.

Que outras boas prendas teve?

A minha família. O marido e filha fantásticos que tenho são as minhas âncoras. Acordei a minha filha de manhã e ela puxou-me para cima da cama e agarrou-se a mim aos beijinhos, a dizer: ‘Mãe, tu hoje fazes anos.’

O que é que já gravou?

Gravei oito programas do fatima.tv.

Algo curioso é a entrevista a si própria. Como foi entrevistar-se?

Foi das entrevistas menos fáceis que fiz até hoje.

Por que razão não foi fácil?

Primeiro, gravei as perguntas e, depois, as respostas. E contracenei com nada. Não tinha ninguém à minha frente e gosto muito, quando entrevisto alguém,de olhar a pessoa olhos nos olhos. Ali, não tinha uns olhos para olhar. Mas gostei de me entrevistar.

Como acha que se saiu?

Estava tão compenetrada e sentia tanto que quem entrevistava me conhecia bem que me emocionei a falar da família.

Causas que tem apoiado, como a do caso Esmeralda, têm projecção no seu site?

O caso da Ana Filipa, o nome por que a criança responde, terá projecção, sim. A entrevista ao sargento Luís Gomes no ‘Fátima’ pode ser vista on-line.
Há espaço para opinião?

Sim. As pessoas podem mandar e-mails  e colocar questões tanto a mim como aos vários especialistas.

Por que está o site em rosa?

Porque o rosa é uma cor de que gosto e é muito feminina. Mas podemos mudar um dia para azul ou qualquer outra.

ANA LÚCIA COLABORA

IRMÃ NA EQUIPA

A irmã de Fátima Lopes é especialista no site, na área ‘Jardim’. Engenheira agrónoma, Ana Lúcia Lopes é mais velha do que a apresentadora da SIC e trabalha no cultivo de flores. Sobre ela, Fátima afirma: “Trabalhar com a minha irmã é fantástico! É boa profissional e uma mulher corajosa. Não diz que ‘não’ por medo. Nisso, somos parecidas. Só lhe expliquei como lidar com a câmara.” Entre os  especialistas, que darão conselhos em cada área, contam-se Christiane Águas (Desenvolvimento Pessoal), Pedro Crispim (Moda) e Eduardo Beauté (Penteados).

FÁTIMA.TV TEM MOMENTOS DAS MANHÃS

Fátima Lopes, apresentadora do programa ‘Fátima’, exibido de segunda a sexta-feira nas manhãs da SIC, faz uma ligação entre o seu trabalho na televisão e o novo site, fatima.tv, o qual mostra, a partir das 15h00, os três melhores momentos do programa. “Há muita gente que não tem disponibilidade para ver televisão de manhã e que pode, agora, passar a ver online esses momentos de maior destaque, escolhidos por mim”, esclarece Fátima Lopes.

Filomena Galacho(www.correiomanha.pt)