Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

TVI 24: José Carlos Castro dá formação a novos apresentadores

Além de pivô e editor do Jornal Nacional, José Carlos Castro também dá formação aos novos rostos do TVI 24

O jornalista José Carlos Castro, um dos editores do ‘Jornal Nacional’, da TVI, está a dar formação de pivôs aos oito novos rostos do TVI 24, o canal de notícias da estação de José Eduardo Moniz que arranca na próxima quinta-feira na posição 7 da ZON TV Cabo.
"Neste momento já estamos na fase das simulações e eles estão a ir bem", conta ao CM o jornalista.

Ao longo de mais de duas semanas, Maria João Rosa, Filipe Calado, Patrícia Matos, Frederico Mendes de Oliveira, Bernardo Santos, Rita Rodrigues, Lara Santos e Alexandre Évora tomaram conhecimento de uma série de valências que lhes permite ter aptidões para enfrentar as câmaras no próximo dia 26. E nada pode ser descurado, desde o posicionamento da imagem, o cabelo e a postura, "à forma como recebem as informações e reagem aos problemas, como a peça que não entra... Os imprevistos acontecem."

Há 19 anos a dar formação nesta área, José Carlos Castro revela que a maior dificuldade para quem começa é controlar a ansiedade. "A ansiedade cresce com o tempo de espera, que antecede a entrada no ar, a pulsação sobe a boca fica seca... depois quando se começa a comunicar é um alívio, uma descarga da tensão." E deste grupo de oito apresentadores existem talentos natos.

"No estúdio, tudo o que está à volta causa stress, por isso é-lhes transmitido que a sua preocupação reside na intervenção que vão fazer, na comunicação em si. O pivô é o mestre de cerimónias. É o elo de ligação entre o conteúdo e o espectador. Tem de transmitir confiança, mas também simpatia. Para o conteúdo ser eficaz temos de ser bons no resto", conclui.

Esta não é a primeira vez que José Carlos Castro dá formação a jornalistas. O editor e pivô do ‘Jornal Nacional’ esteve recentemente em Luanda com a missão de formar os pivôs da TV Zimbo, da qual José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, é um dos consultores.

CARAS NOVAS VÃO ACRUALIZAR TODA A INFORMAÇÃO

Lara Santos e Bernardo Santos apresentarão, de segunda a sexta-feira, o ‘Jornal da Manhã’, enquanto Rita Rodrigues e Alexandre Évora ficarão responsáveis pela primeira e segunda edições do noticiário diário ‘TVI Jornal’.

Já Maria João Rosa, Patrícia Matos, Filipa Calado e Frederico Mendes de Oliveira estão incumbidos de, nas madrugadas de segunda a sexta-feira, actualizarem as notícias. Ao fim-de-semana, a informação será actualizada hora a hora por Laura Santos, Alexandre Évora e Tânia Lobo.

 

1 comentário

Comentar post