Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

ANIVERSÁRIO SIC NOTÍCIAS: António José Teixeira diz que "independência" é a marca do canal

Diretor da SIC Notícias há cinco anos, António José Teixeira faz um balanço do canal de informação pioneiro em Portugal que celebra esta terça-feira o seu 12.º aniversário.

Na semana da celebração do 12.º aniversário da SIC Notícias, o seu diretor não hesita em dizer que, há 12 anos, o canal "mudou o ritmo da informação em Portugal". "As notícias deixaram de ter hora certa. Ganhou-se mais informalidade, questiona-se mais e debate-se muito mais o que se passa à nossa volta", explicou António José Teixeira ao Diário de Notícias sobre as mudanças que o canal pioneiro de informação da SIC provocou no nosso país.

Para o jornalista, o que distingue a SIC Notícias dos restantes canais de informação portugueses continua a ser a sua independência. "Nunca nos deixámos enfeudar ou aprisionar por poderes ou interesses. Não cedemos à pressão nem nos deixamos intimida", afirma o diretor do canal, acrescentando: É a marca de água da SIC Notícias".

Refletindo sobre as audiências do ano que passou, no qual as medições em televisão passaram a ser feitas pela GfK e, colocaram a SIC na quarta posição dos canais do cabo, quando anteriormente estava em primeiro, o diretor do canal alerta para o facto das estatísticas não passarem de aproximações. "As audiências não são uma ciência pura. São aproximações aos comportamentos dos públicos, uma tarefa muito complexa e imperfeita. Era para nós muito fácil desconfiar dos números só porque nos desfavorecem neste ou naquele momento. Preferimos pensar que a GfK vai continuar a aperfeiçoar o seu trabalho", conta António José Teixeira.

Apesar da SIC Notícias continuar a ser o canal de informação do cabo preferido dos portugueses, o seu diretor recusa colocar-se "à sombra dos louros conquistados". "Queremos estar ainda mais próximos dos cidadãos, queremos articular-nos melhor com outras plataformas", garante.