Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Canal Parlamento: Estreia na TDT

As emissões do Canal Parlamento na Televisão Digital Terrestre arrancam hoje, com a transmissão em directo do plenário. À noite serão emitidos dois documentários sobre a Assembleia da República. O canal terá 12 horas de emissão de segunda a sexta.

A ARtv inicia hoje as suas emissões em canal aberto. A concretização da ideia da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, pretende tornar a «política mais universal e democrática». 

A emissão desta quinta-feira é de caráter experimental, estimando-se que a emissão regular seja iniciada em 2013, a partir do próximo dia 3 de janeiro.

Assunção Esteves, maior impulsionadora da ideia deste ‘canal 5′, admite que a chegada do Canal Parlamento ao sinal aberto, é para si uma «grande alegria», contando também como um factor de maior responsabilização dos políticos, dado que «a proximidade é sempre uma instância de escrutínio».

A emissão de hoje iniciar-se-à às 15 horas com a emissão em direto do plenário que discutirá a proposta de lei do governo que estabelece um regime temporário de pagamento dos subsídios de Natal e de férias para entrar em vigor no ano de 2013 e ainda o projeto de resolução para a revisão do Regulamento das Contrastarias.

A seguir, e em diferido, será transmitido o debate quinzenal da sexta-feira passada, consta do site oficial do canal. Durante a noite, segundo declarações do diretor do canal, o deputado Nuno Encarnação, serão transmitidos dois pequenos documentários sobre a Assembleia da República, em reposição.

A demora para se iniciarem as transmissões da ARtv em sinal aberto aconteceu visto só a semana passada ter sido dado visto pelo Tribunal de Contas à administração da Assembleia da República. De acordo com informação da administração do canal, o Canal Parlamento estará a transmitir em sinal aberto durante cerca de 10 horas por dia, existindo apenas um período de emissão diário.

A posição ocupada pelo canal na grelha da Televisão Digital Terrestre será a número 5 no Continente e a número 7 nas Regiões Autónomas. Nos serviços de televisão por subscrição, o canal continuará a emitir 24 horas por dia.