Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

72% das famílias já têm TV paga

No final de Junho existiam em Portugal 2,848 milhões de assinantes de televisão paga, o que significa que em cada 100 famílias 72,2 são clientes de um destes serviços. Os dados estão presentes num relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), que analisa a evolução do sector.

 

Entre o final do primeiro semestre de 2010 e Junho deste ano, mais 197 mil portugueses aderiram à televisão paga, com o grande destaque a pertencer aos clientes que escolhem serviços de fibra óptica. Em cada dez novos clientes, seis optam pela fibra, que representa já 6,8% do total do mercado (192 mil subscritores, sendo que 88% estão nas regiões de Lisboa e Norte). Ainda assim, o tradicional cabo continua a liderar, com uma quota de 50,2%, sendo seguido pelos que escolhem serviços de satélite (23,7%). Em termos geográficos, 82% dos clientes de televisão paga estão concentrados nas regiões de Lisboa, Norte e Centro. Segue-se o Alentejo (6%), o Algarve, e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, todas com uma quota de 4%.

Ao nível das empresas, a Zon continua a ter a liderança do sector, conseguindo 55,8% do total de clientes. Ainda assim, este valor significa uma perda de cinco pontos percentuais face a Junho de 2010. Em sentido contrário, o Meo, da Portugal Telecom, continua a ganhar mercado, apresentando agora uma quota de 32,3%. Segue-se a Cabovisão, com 9%, a Optimus, com 1,2%, e a Vodafone e a Ar Telecom, ambas com 0,8%.