Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

TUDO SOBRE A NOVA NOVELA DA TVI "FLOR DO MAR"

Para José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, as imagens de ‘Flor do Mar’, gravada em alta definição, vão marcar a diferença. A novela substitui ‘A Outra’ já a partir de domingo.
Sofia Alves

Alfredo (Nicolau Breyner) escreve uma carta quando é interrompido pela filha, Maria Inês (Sara Barradas), que lhe deseja um bom dia na enorme mansão, de jardins bem cuidados, onde vivem na África do Sul. Alfredo observa uma fotografia, já com 25 anos, dele e dos seus irmãos: Gaspar (Rogério Samora) e Eduardo (Nuno Homem de Sá). Na carta pede desculpa por tê-los abandonado sem um beijo de despedida. São estas as primeiras cenas de ‘Flor do Mal’, a nova novela da TVI, gravada na Madeira e que deverá estrear no domingo, dia 16.

“Como açoriano, nunca desejei tanto que os madeirenses fossem bem sucedidos”, frisa José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, durante a apresentação da novela, protagonizada por Paula Lobo Antunes, Sofia Alves, Rogério Samora e Nuno Homem de Sá. Moniz defende que “a novela vai deixar todos muito orgulhosos” e que “a beleza dos cenários é a principal personagem”. E salienta que “‘Flor do Mal’ tem em comum com ‘Ilha dos Amores’ [gravada nos Açores] a autoria, a produção e a realização”.

Paula Lobo Antunes, a principal vilã da história, descreve a sua personagem, Salomé, como “uma pessoa sem escrúpulos que faz tudo para ter o que quer, precisa e que acha que tem direito”. “Ela foi injustiçada e ficou sem um tostão. Tinha um estilo de vida que lhe foi retirado e descobriu que os pais, afinal, não eram os seus verdadeiros pais”, continua a actriz, em defesa de Salomé. Sobre as gravações na África do Sul, onde esteve a rodar o primeiro episódio da novela, a actriz nota que “foram geniais”. César (Juan Soutullo), seu namorado na ficção, é “cúmplice dela” e responsável pela morte da mãe e do pai. “É ele quem arma a confusão no supermercado onde Alfredo e Rute, os pais adoptivos, são alvejados.”

Maria Inês e Salomé acabam por abandonar a África do Sul e partem para a Madeira, onde se efectua o funeral dos progenitores. Ao ler o testamento, Salomé percebe que ficou apenas com um imóvel e decide ir atrás da sua fortuna. É então que ‘ataca’ Eduardo (Nuno Homem de Sá), a quem Alfredo deixou a maioria dos bens. A rivalidade com o irmão, Gaspar (Rogério Samora), intensifica-se. “Supostamente, sou o irmão pobre que é vítima das maroscas do irmão, para não me deixar evoluir na vida”, conta Homem de Sá. “O público vai identificar-se muito mais com o Eduardo do que com o Gaspar”, acredita. O Rafael da novela ‘A Outra’ explica ainda à Correio TV que o “mais complicado foi a mudança de registo absurda de um vilão [Rafael] para um pseudo-galã romântico. Para o Eduardo, a terra e as filhas são as coisas mais importantes”.

Quem também muda radicalmente de registo é o actor que assumia Raul em ‘Fascínios’. Na pele de Gaspar, Rogério Samora tem interesses bem diferentes. Órfão de pai e mãe, viúvo e apenas com a quarta classe, é um dos homens mais ricos de toda a ilha. Aliás, para ele o dinheiro é o mais importante. “É um homem conservador, machista, reaccionário, talvez até fascista.” Sobre a relação com o irmão odioso, o actor sublinha: “Antes das gravações fazemos um pequeno ensaio de picardia, para que as cenas saiam ainda melhores. Chegamos quase a ofender-nos, na brincadeira, para aquecer.” Gaspar culpa o irmão pela morte dos pais e da mulher, Lúcia, por quem tinha uma paixão ardente. Há 25 anos surpreendeu-a com Eduardo. Os dois estavam deitados no chão a trocar beijos ardentes.

Gaspar só volta a amar quando conhece Ana Maria (Sofia Alves). Porém, ela vai apaixonar-se por Eduardo, reacendendo ainda mais a guerra entre os dois irmãos. “A minha personagem vive primeiro em Lisboa. Depois, com as perseguições do noivo, Gustavo (Ricardo Carriço), acaba por vir para a Madeira à procura de uma nova vida”, começa por contar Sofia Alves, que em ‘Flor do Mar’ vive momentos de intensa violência. “O Gustavo é um multimilionário muito conhecido que aluga um iate para fazer a festa de noivado e convida a Comunicação Social toda.” Durante a festa, Ana Maria descobre que “ele tem uma amante e torna-se uma noiva em fuga, acabando o noivado, com os jornalistas todos a assistir. É um grande escândalo”, explica a actriz. A partir de então, Gustavo faz-lhe a vida negra.

“De tal forma que lhe mata o cão e provoca--lhe acidentes. Ela acaba por fugir para a Madeira, onde conhece esses dois irmãos que a vão disputar.” Sofia Alves, que já protagonizou ‘Ilha dos Amores’, gravada no arquipélago açoriano, salienta a “qualidade das imagens” da nova novela da TVI, “gravada em alta definição”. A actriz só começou a gravar nesta semana na Madeira, porém já teve oportunidade de visitar a ilha antes: “As pessoas são muito hospitaleiras, come--se muito bem e recebem-nos muito bem. São muito abertos e comunicativos.”

Carolina Gouveia (Helena Laureano) é a melhor amiga de Ana Maria. É casada com André (Almeno Gonçalves), com quem tem dois filhos. “É um casamento de amor, bem forte. Até que ela descobre que um dos filhos não lhes pertence”, começa por contar. “Quando foi o parto, possivelmente, a criança tinha uma deficiência e o André trocou os bebés. A partir daí haverá uma luta renhida e ela vai dar que falar”, explica a actriz, que está “a adorar” integrar este elenco.

MADEIRENSES NA NOVELA DA TVI: FORMAÇÃO DE ACTORES

Rui de Sá, director de actores de ‘Flor do Mar’, fez o primeiro curso para actores na Madeira. “A ideia é formar pessoas para integrar o elenco da novela”, revela à Correio TV o responsável. No dia 8, os candidatos a actores encenaram a peça ‘Risos da Madeira’. “Tivemos mais de 200 pessoas a assistir”, conta Rui de Sá. “Dia 29 arrancamos com outro workshop, em que participará, por exemplo, Marina Rodrigues [ex-Miss Portugal], que interpreta Suzy na novela”, conta o responsável, adiantando que já seleccionou “duas mulheres para fazer um casting para integrar o elenco”.

EDIFÍCIO PÚBLICOS SÃO CENÁRIO: EXTERIORES NA MADEIRA

A quase totalidade dos exteriores de ‘Flor do Mar’ são gravados na ilha da Madeira. E muitas das fachadas que os telespectadores vão ver na nova novela da TVI são de edifícios públicos. “Um dos locais onde estão a gravar é na câmara municipal, um palácio muito bonito que penso ser um cartório notarial na novela”, revela o presidente da autarquia do Funchal, Miguel Albuquerque. E salienta: “Demos algumas indicações sobre os melhores sítios para gravar.” Sofia Alves só começou a filmar nesta semana na Madeira.

Na novela, ela foge para a ilha depois de descobrir que o noivo, Gustavo, tem uma amante. A casa para onde se muda é, na verdade, o Centro Cultural de Santa Cruz (na foto), na zona sul. O imóvel tem dois andares e o vizinho de baixo é Filipe (Rodrigo Menezes). Miguel Albuquerque reconhece que esta novela será muito importante na economia madeirense tendo em conta “as audiências da TVI”.

GOVERNO REGIONAL APOIA NOVELA: MEIO MILHÃO DE EUROS

A Quinta do Til, no Funchal, encheu-se de caras conhecidas para a apresentação da nova novela da TVI. Uma festa cheia de glamour abrilhantada com fogo-de-artifício. Paula Lobo Antunes, Sofia Alves, Rogério Samora, Nuno Homem de Sá e o próprio director-geral da estação, José Eduardo Moniz, foram o centro das atenções. O responsável do canal agradeceu publicamente “o apoio dado pelo Governo Regional da Madeira”. Conceição Estudante, responsável pelo turismo da região, referiu que “esta é uma grande oportunidade para atrair o turismo nacional para a Madeira, até porque agora já há viagens de baixo custo”. O governo regional contribuiu com cerca de meio milhão de euros para este projecto.

2 comentários

Comentar post