Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Como foi o Casamento Real dos Principes de Espanha na nossa televisão

O casamento de Felipe e Letízia, futuros reis de Espanha, bateu recordes de audiência no país vizinho. Entre nós, mais de 5 milhões estiveram em contacto com o acontecimento.

 

 

No dia 22 de Maio de 2004, as estações de sinal aberto (RTP1, SIC e TVI) dedicaram grande parte da sua emissão matinal à transmissão do casamento real espanhol. Segundo dados da MediaMonitor, foram mais de cinco milhões os portugueses que contactaram pelo menos um segundo com um dos três programas especiais emitidos nesse dia.

Pela análise dos dados da MediaMonitor, podemos observar que a TVI foi o canal que mais tempo dedicou a este acontecimento, com uma emissão de mais de sete horas. Este programa da TVI foi aquele com que mais portugueses contactaram (mais de quatro milhões), mas foi na RTP1 que se registou maior audiência média, com 6,1%, 581 mil indivíduos em média.

Na SIC passou Felipe e Letízia, durante 3 horas e 49 minutos, o programa especial sobre o casamento real de menor duração. Registou 4.1% de audiência média e 21.1% de share de audiência. Este programa foi contactado por um pouco menos de 3 milhões de indivíduos (2 947 200).

A RTP1 dedicou ao casamento real uma emissão de quase cinco horas, a que deu início pouco depois das oito horas da manhã. Este programa, como referimos, registou 6.1% de audiência média e 37.0% de share de audiência. Foi contactado por 3,6 milhões de indivíduos.

Finalmente, a TVI transmitiu um programa especial que se prolongou por mais de sete horas (7:32m), iniciado logo pelas 7:45, com o qual obteve 5.2% de audiência média e 28.1% de share de audiência e com o qual contactaram 4,2 milhões de indivíduos.

Clique na imagem para aumentar
Clique na imagem para aumentar
Clique na imagem para aumentar

Tomando o conjunto dos três programas, podemos afirmar que eles obtiveram uma cobertura de 55%, tendo sido contactados por 5,2 milhões de indivíduos. Ou seja, mais de metade do universo esteve em contacto pelo menos durante um segundo com pelo menos um destes três programas.

Em Espanha, segundo um comunicado da TVE, mais de 25 milhões de pessoas viram a boda real, valor superior aos 22,7 milhões que seguiram o casamento da Infanta Cristina e aos 21,3 milhões que viram o casamento da Infanta Elena. Segundo a estação pública espanhola, este foi o dia com mais audiência de televisião em toda a história de Espanha desde que existem registos de audímetros.