Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

TVI está de luto por Rute Cruz

A TVI está de luto. Rute Cruz, jornalista da estação e pivô do ‘Diário da Manhã’, faleceu ontem, aos 28 anos, vítima de doença oncológica.
"A Rute vai ficar para sempre na minha memória. É um exemplo de coragem", disse o director-geral da estação, José Eduardo Moniz, na Madeira, lembrando-a como "uma pessoa de uma enorme alegria". A jornalista, que durante três anos trabalhou como repórter no ‘deLuxe’, "foi uma aposta nossa. Ela cresceu na TVI", lembrou Moniz.

Rute Cruz era pivô do ‘Diário da Manhã’ desde Janeiro de 2007. Nove meses depois deixou a dupla que fazia com José Carlos Araújo devido a uma paralisia facial. Durante o último ano fez vários tratamentos. Morreu na madrugada de ontem no Hospital de São Francisco Xavier.

Mónica Jardim, repórter do ‘deLuxe’, lembra a amiga como "uma óptima jornalista, com uma enorme vontade de vencer". "A nível profissional o que ela mais queria era chegar a pivô. E conseguiu", recorda Mónica, acrescentado: "Tive muita sorte e agradeço por a Rute ter feito parte da minha vida."

A dor foi sentida por todos. Ontem, no intervalo do ‘Jornal da Uma’, Pedro Carvalhas e Susana Bento Ramos vestiram-se de luto e terminaram o noticiário com uma homenagem à "profissional que se tornou amiga e deu outra vida à TVI", salienta Mónica Jardim.

Pedro Bello Morais, pivô do ‘Jornal Nacional’ da mesma estação, diz que a jovem se destacava pela boa disposição. "Guardo uma memória muito viva dela, de uma pessoa com imensa vida e isso notava-se na antena. Mas cá fora ela tinha um registo muito mais histriónico efusivo, era uma miúda espantosa."

O corpo da jornalista está em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa. A missa de corpo presente será celebrada hoje às 11h00. O funeral sai às 12h00 para o cemitério de Santarém, onde Rute Cruz nasceu.

PERFIL

Rute Cruz tinha 28 anos e nasceu em Santarém. Licenciada em Literatura, foi hospedeira da TAP e estreou-se como jornalista na RTP 2 num programa sobre religiões. Casou-se em 2007 com Ricardo Mendes.

DEPOIMENTOS

"TINHA UMA ENORME ALEGRIA DE VIVER" (José E. Moniz, Director-geral TVI)

Nunca a irei esquecer. A Rute tinha uma enorme alegria da viver. Ela vai ficar para sempre na minha memória. É um exemplo de coragem. Além disso, foi uma aposta nossa. Ela cresceu na TVI."

"JAMAIS SE QUEIXOU DAS DIFICULDADES" (Leonor Poeiras, Apresentadora)

A Rute era a delicadeza em pessoa. Estou muito triste e revoltada. A história da Rute devia ter um final feliz! Jamais se queixou das dificuldades... Era muito forte e lutou até ao fim, com toda a energia e fé que tinha, contra a doença."

"DE TUDO ELA FAZIA UMA LIÇÃO DE VIDA" (José Carlos, Pivô)

A Rute era uma força da natureza: positiva, optimista, crente, ambiciosa. Tinha mil e um projectos que ficaram, injustamente, por realizar! Era feliz. De tudo fazia uma lição de vida e queria escrever uma novela! Sinto-me frustrado e desolado."

 

Márcia Bajouco com F.B e T.O. ( www.correiomanha.pt )

 

4 comentários

Comentar post