Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Oficial: Pais do Amaral regressa à Media Capital

Oficial: Pais do Amaral regressa à Media CapitalEmpresário compra 10% da Media Capital e tem opção de comprar mais 16,69%. Mas Prisa mantém-se como accionista de controlo e manterá, pelo menos, 64% do capital.

O empresário Miguel Pais do Amaral adquiriu à Vertix (da Prisa) 10% do capital da Media Capital, dona da TVI e da Agência Financeira. No mesmo acordo, Pais do Amaral fica ainda com opção de compra de mais 16,69% (equivalentes a 16.640.645 títulos) no prazo de um ano.
De acordo com um comunicado publicado da PortQuay publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adquiriu 8.451.318 acções e pagou 4,14 euros por acção, o que avalia o negócio em cerca de 34,99 milhões de euros, explica a Prisa em comunicado.

Prisa continua a deter o controlo
Na sequência do acordo, passam a ser imputadas à PortQuay 25.091.963 acções, equivalentes a 26,69% do capital e direitos de voto da Media Capital. A PortQuay, de direito holandês, é controlada por Bo Nilsson e pela Courical Holding, sociedade igualmente holandesa e detida integralmente pela Partrouge e pela Plurimédia, ambas controladas por Pais do Amaral, pelo que lhes são também imputáveis os referidos direitos de voto.
Em comunicado, a Prisa explica que, «com este negócio, Miguel Pais do Amaral, que já foi o maior accionista da Media Capital, poderá, juntamente com Bo Nilsson, chegar a uma participação próxima dos 30%, caso exerça a opção de compra agora negociada. Não obstante, o Grupo Prisa manter-se-á como accionista de controlo da Media Capital, com uma participação de 84%. Se for exercida a referida opção de compra, a participação do Grupo Prisa não será inferior a 64%».

Pais do Amaral: «Media Capital provou ser uma grande empresa»
«A Media Capital provou ser uma grande empresa, tendo mantido a liderança do sector em Portugal nos últimos oito anos. É uma empresa e um sector que conheço bastante bem», afirmou Miguel Pais do Amaral.
Mesmo assim, «a Portquay assume que esta será uma participação financeira», assegura a Prisa no seu comunicado.
Miguel Pais do Amaral, fundador da Media Capital, foi presidente do Conselho de Administração entre 2000 e 2007, sendo que Bo Nilsson foi seu administrador e CFO entre 2000 e 2006.
Para o Grupo Prisa, o regresso, como accionista, de Miguel Pais do Amaral ao grupo «é muito positivo. Miguel Pais do Amaral tem um grande conhecimento da empresa, foi o seu accionista de referência até 2005, ano em que a PRISA comprou uma participação de 33% na empresa, e continuou na Companhia como Presidente não executivo até Maio de 2007», diz.