Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

TVI foi a estação de televisão mais certeira nos resultados

As três estações de televisão coincidiram nas primeiras projecções que davam a vitória de Cavaco Silva nas presidenciais à primeira volta, às 20.00, com valores que variavam entre 51 e 58 por cento (ver quadros). O presidente reeleito acabou por conquistar 52,9 por cento dos votos.

Contas feitas, Queluz de Baixo foi a única estação que não falhou nas estimativas. A SIC errou no intervalo para a abstenção que previu ser entre 47 e 51,2 por cento, sendo o valor final da mesma de 53,3 por cento. A RTP estimou em baixa a percentagem de votos em José Manuel Coelho, que atingiu os 4,5 por cento.

José Alberto Carvalho foi o primeiro a arrancar a emissão, três minutos antes das oito da noite. O pivô da RTP foi ainda pioneiro a exibir um iPad na mão. Nos estúdios de Carnaxide a emissão conduzida por Rodrigues Guedes de Carvalho começou às 20.00 e, 10 minutos depois, ainda havia um lugar vazio na mesa dos comentadores, moderada por Clara de Sousa. O lugar só seria ocupado 40 minutos mais tarde por Rui Oliveira e Costa, responsável pela Eurosondagem. Júlio Magalhães entrou no ar alguns segundos antes das oito da noite. O pivô da TVI deixou as novas tecnologias de lado e conduziu o seu one man show com uma caneta na mão.

O primeiro intervalo da noite eleitoral foi feito pela SIC meia hora depois do início da emissão. A RTP e a TVI só fizeram pausas comerciais uma hora e quarenta e cinco minutos depois.

José Rodrigues dos Santos foi o pivô mais ansioso no ar. O jornalista da RTP enganou-se no nome de uma repórter no momento em que lançou um dos directos da noite e equivocou-se a nomear o local da festa de vitória de Cavaco Silva.

Durante as três horas de emissões, nenhum canal analisou os votos em branco e nulos. Mais de 4% dos portugueses votaram em branco , um número similar aos votos obtidos por José Manuel Coelho e superior aos de Defensor Moura.