Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Carlos Pinto Coelho morre aos 66 anos

O jornalista Carlos Pinto Coelho, que apresentou entre outros programas o Acontece na RTP2 entre 1993 e 2003, morreu na noite desta quarta-feira aos 66 anos.

 

Segundo a RTP, o ex-apresentador do magazine ‘Acontece’ não resistiu a um ataque cardíaco. Carlos Pinto Coelho ainda na terça-feira tinha estado na RTP a trabalhar. 

Nascido em Lisboa em 1944, viveu 18 anos em Moçambique. Regressou a Portugal para estudar Direito na Universidade de Lisboa e, antes de concluir o curso, entrou para o ‘Diário de Notícias’ em 1968. 

Rosto conhecido da RTP, teve várias funções na estação pública: foi chefe de redacção do ‘Informação 2’ (1978), director de programas (1986-1989) e director de Cooperação e Relasções Internacionais (1989-1991). Além de blocos noticiosos, como o ‘Telejornal’, Carlos Pinto Coelho conduziu o magazine diário de cultura ‘Acontece’ entre 1993 e 2003.

Nem só de televisão se fez o seu percurso: passou igualmente por rádios como a ‘TSF’, ‘Rádio Comercial’ e ‘Antena 1’. 

Deu aulas de jornalismo na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar e assumiu outros cargos como membro do Conselho de Administração da Europa TV, além de representar a RTP na União das Rádios e Televisões Nacionais de África ou na Organização das Televisões Iberoamericanas. 

Publicou também obras literárias como ‘A Meu Ver’ (1992), ‘De Tanto Olhar’ (2002) e ‘Assim Acontece – 30 Entrevistas Sobre Tudo... E o Resto’ (2007). 

Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (2000) e oficial da Ordre des Arts et des Lettres (2009), Carlos Pinto Coelho foi ainda distinguido pela Casa de Imprensa em 1995, na categoria de Televisão. 

 

REACÇÕES

Emídio Rangel: "Acabei de saber. Estou triste. Profundamente desolado com notícia. Ainda ontem tinha estado a falar com ele. Era uma questão que não se me colocava. Esteve na RTP ontem. Tinha ido lá fazer um trabalho. Para além de ter desaparecido o porta-voz da ‘Telecinco', era um homem que tem o nome ligado à melhor televisão e à melhor rádio. Era um grande profissional. Era uma pessoa de grande dinamismo, de grande capacidade, de sentir positivo a vida, de fazer avanças as coisas."

Hugo Andrade, director da RTP Memória (estação para a qual Carlos Pinto Coelho estava a gravar o programa 'Conversa Maior'): “O Carlos era honesto. Um grande amigo, uma pessoa muito especial. Era um professor.”

LINKS SOBRE CARLOS PINTO COELHO:

Em 2008, Carlos Pinto Coelho deu uma entrevista ao JN.

Veja as fotos tiradas pelo jornalista

 

CARLOS PINTO COELHO - BIOGRAFIA:

Foi o apresentador do magazine de divulgação cultural que teve mais tempo em exibição em toda a Europa.

Acontece que Carlos Pinto Coelho manteve uma actividade paralela como fotógrafo com obra já editada e exposta.

Aos 58 anos, Carlos Pinto Coelho, como muitos jornalistas da sua geração, já fez um pouco de tudo. No último ano do curso de Direito, resolveu passar ao lado de uma grande carreira na advocacia e apostar tudo num lugar de estagiário no Diário de Notícias.

A partir daí aconteceu-lhe de tudo: jornalista em Moçambique e Portugal, director de várias publicações, autor de programas de rádio, professor e consultor de comunicação e Director de Programas da RTP.

Como se tudo isto não bastasse, Herman José transformou-o em figura nacional ao colar-se à sua imagem emotiva de pivot de telejornal, no famoso O Tal Canal. E assim acontece.

nome Carlos Pinto Coelho
idade 58
actividade jornalista
estado civil casado
data de nascimento 18 / Abril / 1944
naturalidade Lisboa
cidade onde vive Amadora
tempos livres fotografia, leitura, escrita, música

 

GOSTOS:

 um filme Cinema Paradiso
uma música Concerto Brandeburguês nº5
de Bach
um livro Aparição, de Vergílio Ferreira
um cantor Jacques Brel
um escritor Eça de Queiroz
um actor Alec Guiness
um pintor Paula Rego
um site www.acontece.net
uma viagem Grécia, na Primavera
uma cidade Nova Iorque
uma cor Púrpura
um prato Bacalhau. Sempre.
uma bebida Whisky escocês
um clube Belenenses

 

EMOÇÕES:

uma qualidade o vício da leitura
um defeito o vício da leitura
um amor Sarah, minha mãe
um ódio o vazio
um prazer a leitura
uma irritação o vazio noutros
uma saudade Moçambique
um pensamento carpe diem
um desejo a nova RTP

 

Créditos da biografia: http://www.rtp.pt/web/acontece/carlos.shtm

 

VIDEOS:

 

 

ATÉ SEMPRE CARLOS PINTO COELHO