Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

'Mar de Paixão': a sinopse e as personagens da nova novela da TVI

A nova novela da TVI 'Mar de Paixão' estreia já na próxima segunda-feira, 15 de Março. Fique a conhecer a história e as personagens desta ficção de Queluz.

Mar de Paixao

Sinopse

Benedita Veloso, açoriana, mora na ilha Terceira onde se dedica à pesca a bordo do Santa Benedita, a traineira que o pai, Geraldo, deixou como herança. Geraldo morreu há sete anos, vítima de uma doença cardíaca grave, deixando para trás a sua mulher Fátima, Benedita e Alexandre, o filho que sofreu um acidente e que ficou com problemas de locomoção. Por causa do acidente do irmão, Benedita regressou dos EUA, onde estava a estudar fisioterapia e veio tomar conta da traineira e garantir o sustento da família. O seu quotidiano é passado ao leme da traineira, sempre acompanhada por António Mendes, seu primo e fiel acompanhante. Com a restante tripulação, Benedita dedica-se à apanha de atum, peixe-agulha, dourada e pargo, entre outros.

 

No dia em que a conhecemos, Benedita está na traineira, prestes a regressar a casa, debaixo de uma tempestade. É surpreendida com a imagem de um pequeno veleiro destroçado onde, inconsciente está Eduardo Dias Barbosa, um jovem engenheiro civil, praticante de desportos náuticos. Eduardo está em mau estado, Benedita é quem o socorre, garantindo que ele viaja até o hospital de Ponta Delgada e fazendo questão de não o deixar sozinho até chegar alguém. De Lisboa, rapidamente partem Carminho, acompanhada pelo pai, Miguel Vasconcelos, pelo irmão Martinho, pela mãe Fernanda e por Duarte.

 

Miguel, um homem infeliz no casamento, fica muito impressionado com a alegria e simplicidade desta jovem. Martinho, o filho, um ambicioso e inescrupuloso yuppie, sente-se atraído por Benedita e tenta seduzi-la, sem grande sucesso. Mas o destino de Benedita está indelevelmente associado ao da família Vasconcelos, especialmente ao de Miguel. Este é o proprietário de uma empresa de construção lisboeta, a KEV (Kendall, Esteves & Vasconcelos), cujos sócios, Filipe Esteves e Teotónio Kendall, são dois homens de negócios duros e implacáveis.

 

Dias depois, um já recuperado Eduardo e a família Vasconcelos regressam a Lisboa e Benedita está prestes a voltar para a ilha Terceira, quando o seu frágil coração denuncia a fraqueza e a jovem é hospitalizada em Ponta Delgada. Precisa de um transplante de coração. É imediatamente transferida para Lisboa, à espera de um dador. Acompanham-na a mãe e o irmão. Nesse mesmo dia, Carminho e Duarte sofrem um acidente de viação e Carminho é declarada clinicamente morta. Miguel está no Porto, a ultimar um negócio essencial para a KEV. Depois de reflectir, Fernanda não impede que o coração de Carminho seja transplantado em Benedita… sem que Miguel saiba.

 

Imerso na dor da morte da filha, Miguel regressa de imediato a Lisboa. É na capital que se inteira de tudo o que se passou. Fernanda está devastada, os dois não se entendem. Eduardo não acredita no que aconteceu à noiva, à mulher que tanto amava e Duarte culpa-se pelo sucedido. A família une-se para chorar o desaparecimento de Carminho.

 

No entanto, a cirurgia corre bem para Benedita. O seu corpo aceita sem problemas o novo coração. A conselho do médico, Benedita terá de repousar em Lisboa, antes de regressar aos Açores. Benedita, activa e sempre pronta a trabalhar, recusa estar parada. É Fátima quem resolve a situação: pede a António que traga a traineira dos Açores para Setúbal, para perto da comunidade de pescadores onde vive Alice, também açoriana e amiga de Fátima, mas a viver na Costa Azul há muitos anos. E é assim que Benedita vai parar a esta comunidade de pessoas simples, tomando contacto com Alice, que esconde um segredo passado, com Gué, Joaquim, e Amarelo, um trio de pescadores muito engraçado; com Paulo, pai de Margarida, Dalila e Rosa; Nuno, sobrinho de Gué.

 

Na KEV, trabalha ainda Gabriela Moreira, uma desenhadora bonita e vistosa. Gabriela entra na empresa desejosa de fazer bem e mostrar trabalho, Martinho convence-a que isso é possível se dormir com ele. Gabriela apaixona-se e é largada no instante seguinte. Isso fá-la ficar desejosa de vingança. Passa a detestar os homens, a não acreditar nas relações e a instrumentalizar tudo e todos. A ingenuidade dá lugar a um profundo rancor e Gabriela muda… para pior. Entretanto, a KEV, quer adquirir os terrenos onde estão instalados, para a recuperação do porto de Setúbal, que incluirá um empreendimento de luxo. Os pescadores estão contra, Benedita estará com eles… e contra Miguel, sem o saber.

 

Miguel não perdoa Fernanda por ter permitido o transplante. Esta acaba por sair de casa e desaparece, deixando os filhos com o pai. Quem vê vantagem nesta situação é Ana Marta Cardoso, amiga de Fernanda, que se move nos mesmos meios sociais que a família Vasconcelos e proprietária das lojas de vestidos de noiva “Bouquet d’Ouro” (onde trabalha a costureira Elsa Tavares e também Rosa, recepcionista). Fútil, mal-intencionada, Ana Marta vê nesta oportunidade a hipótese de conquistar Miguel, para casar com ele e ter a vida desafogada com que sempre sonhou.

 

O responsável por juntar Benedita e Miguel é Eduardo, que não descansa enquanto não encontra a receptora do coração de Carminho. Quando sabe que é Benedita, a surpresa é muita… também Miguel fica estupefacto. Debatendo-se contra a dor que sente por saber que, no peito de Benedita, bate o coração da pessoa que mais amou no mundo, Miguel tenta evitar que ela e Eduardo se aproximem, mas sentindo que a paixão está a chegar, independentemente da diferença de idades ou de estrato social... Já Eduardo, profundamente convencido que a entrada de Benedita na sua vida não foi mera coincidência, apaixona-se perdidamente por ela e vai fazer de tudo para conquistá-la. Benedita comove-se com o amor de Eduardo, mas a verdade é que Miguel a perturba muito… sem que ela saiba porquê.

No centro de tudo, Benedita… Benedita que tem o coração de Carminho, que irá ser disputada por Miguel e Eduardo. Benedita que irá ajudar os pescadores a manterem-se onde estão, indo contra tudo e contra todos, inclusivamente o amor da sua vida. Benedita que fará amizade com Kíki, um golfinho e que, por causa disso, irá ajudar Nuno e Margarida. Benedita, um coração que bate, uma história de ternura e amor para contar. Benedita, coração de sereia, mulher da terra, rainha do mar.
Quem é Quem

Personagem

Actor

Fátima Veloso

Delfina Cruz

Benedita Veloso

Paula Lobo Antunes

Alexandre Veloso

Pedro Carvalho

António Mendes

Pedro Giestas

Jorge Vasconcelos

Mário Jacques

Miguel Vasconcelos

Rogério Samora

Fernanda Vasconcelos

Maria José Paschoal

Maria do Carmo (Carminho) Vasconcelos

Sara Salgado

Martinho Vasconcelos

Jorge Corrula

Duarte Vasconcelos

Pedro Teixeira

Alice Simões

Eunice Muñoz

Joaquim Anunciação

Marcantónio Del Carlo

José Amarelo

André Nunes

Guilherme (Gué) José Silva

Cristóvão Campos

Nuno Rosado

David Gomes

Paulo Ribeiro

Almeno Gonçalves

Rosa Ribeiro

Jessica Athayde

Dalila Ribeiro

Júlia Belard

Margarida Ribeiro

Beatriz Costa

Eduardo Dias Barbosa

José Carlos Pereira

Rodrigo Cunha

Nuno Janeiro

Filipe Esteves

Augusto Portela

Teotónio Kendall

Philippe Leroux

Gabriela Moreira

Mafalda Pinto

Ana Marta Cardoso

Helena Laureano

Elsa Tavares

Vitória Guerra

Francisca Saint Martin

Marta Melro

Leonel Carreira

Paulo Vintém