Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Canal infantil SIC K arranca hoje em exclusivo no Meo

A plataforma da PT disponibiliza um novo canal dirigido ao público entre os sete e os 14 anos. Três programas foram produzidos de raiz.

Canal infantil SIC K arranca hoje em exclusivo no Meo

Mais um canal para miúdos? Sim. O SIC K chega hoje, às 06.00, à posição 41 da grelha da plataforma Meo, da PT. Há lugar para mais um? "Há sempre espaço para mais oferta", sustenta o director dos canais temáticos da SIC, Pedro Boucherie Mendes. "Podemos ver sempre a mesma coisa, mas se houver oferta podemos passar a ver outra", resume. A inovação deste é que "é feito para o público português, vamos comprar programas que digam qualquer coisa ao público português". O investimento total situa-se "entre os 1,5 e os 2 milhões de euros", diz Boucherie Mendes. "O mesmo que a SIC Mulher ou a SIC Radical."

O canal é "totalmente dobrado em português", apesar do público-alvo (entre os 7 e os 14 anos) já saber ler. "Desenhos animados em português fazem disparar o potencial de público. Crianças mais pequenas poderão ver. É um factor crítico de sucesso."

Os formatos comprados predominam. "É mais barato do que fazer", justifica o responsável, acreditando que Portugal se juntará aos países a série Ben 10 (sobre um rapaz que encontra um objecto extraterrestre, o Omnitrix) tem sido um êxito. É uma das apostas para os finais de tarde.

Há também três programas de produção própria concebidos de propósito para o canal - Factor K, Todos ao Molho e A Cozinha do André (ver caixas) - e reposições de títulos que passaram pela SIC generalista, como Rebelde Way e Floribella. "O Rebelde Way é muito pedido no call center da SIC", justifica o director dos canais temáticos. No caso da novela que deu a conhecer Luciana Abreu, e que esteve até recentemente no canal Disney, "abriu-se uma janela para transmitirmos", diz o responsável.

A antiguidade de alguns formatos não deve ser levada em consideração. "A programação infantil distingue-se das outras pelo facto do público estar sempre em renovação." A série Dragonball é exibida há dez anos na SIC Radical.

Outro objectivo de SIC K é chamar público para lá das crianças e dos pré-adolescentes, com as animações japonesas ou o cinema que vão passar. Já em Janeiro é exibido E.T. - O Extraterrestre.