Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

TV apostam nas novas tecnologias para a cobertura das eleições

José Alberto Carvalho (RTP 1), Rodrigo Guedes de Carvalho (SIC) e Pedro Pinto (TVI) conduzem emissõesRTP 1, SIC e TVI estão prontos para acompanhar a noite eleitoral de hoje. Mais de 500 profissionais foram destacados pelos três canais para assegurar a melhor cobertura das eleições autárquicas de 2009.

À semelhança das Legislativas, também nas Autárquicas a RTP 1 é a primeira a iniciar a emissão, às 18h57, seguida de SIC e TVI (20h00).

 

O canal público e a estação de Carnaxide investem mais uma vez em gráficos. A RTP volta a usar os gráficos interactivos, que vão ajudar a fazer contas numa noite eleitoral bastante disputada.

Já a TVI tem como grande trunfo da noite um painel de convidados representantes das cinco principais forças partidárias: Ana Drago (BE), António Filipe (PCP), Marques Mendes (PSD), Augusto Santos Silva (PS), Teresa Caeiro (CDS).

As projecções à boca das urnas são outra mais-valia das televisões, que querem uma emissão "credível e rigorosa". E porque em equipa vencedora não se mexe, também para este especial eleições as TV apostam nos mesmos jornalistas que conduziram a emissão do anterior acto eleitoral: José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos na RTP 1; Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa e Bento Rodrigues na SIC; e Pedro Pinto e Lurdes Baeta na TVI.

Em estúdio vão estar os habituais comentadores de política dos canais, que garantem uma cobertura no terreno com reacções aos resultados nas principais capitais de distrito.

COMENTADORES E SONDAGENS

Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares são os comentadores de serviço na TVI. Na RTP 1 a missão cabe a Marcelo Rebelo de Sousa e a António Vitorino. António José Seguro (PS) e Pacheco Pereira (PSD) estão na SIC. A estação de Queluz irá avançar com sondagens realizadas pela Intercampus em 16 concelhos do território nacional.

O canal público conta com a colaboração do coordenador das sondagens da Universidade Católica, Pedro Magalhães. Em Carnaxide é Rui Oliveira e Costa, da Eurosondagem, quem ajuda a compreender os resultados. A análise está nas mãos de António José Teixeira e Mário Bettencourt Resendes.

PORMENORES

RTP 1

Vai estar em directo das sedes de candidaturas mais relevantes, como Lisboa, Porto, Matosinhos e Oeiras, e ainda nas sedes dos principais partidos políticos.

SIC

Mobiliza um total de 150 profissionais e estará em contactopermanente com duas dezenas de concelhos.

TVI

A operação eleições autárquicas envolve mais de 300 profissionais. As equipas de terreno darão conta das reacções em 27 pontos do País.

 

Fonte: www.correiomanha.pt