Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Tudo-Sobre-A-TV

MAIS DO QUE UM BLOG SOBRE TELEVISÃO

Documentários em força na nova grelha da RTP2

Produção nacional e internacional em destaque na 'rentrée' do canal

Jogos Paralímpicos são transmitidos em diferido, num resumo diário

Porque em equipa que ganha não se mexe, a RTP2 vai apostar nos mesmos formatos que tem vindo a emitir para a sua nova grelha de Outono: documentários e séries documentais, tanto nacionais como estrangeiras, programas infantis, séries norte-americanas e ainda a transmissão dos Jogos Paralímpicos.

As séries documentais nacionais podem ser, aliás, consideradas a grande aposta da estação para a rentrée. O canal vai estrear seis produções deste tipo nos próximos dois meses: "Trabalhamos com mais de três dezenas de produtores independentes, cumprimos uma das nossas obrigações", referiu ontem Jorge Wemans, director da RTP2, na apresentação dos novos programas aos jornalistas.

A Vida Normalmente, uma série de 10 programas sobre pessoas de bairros problemáticos é uma destas séries, que estreia a 16 de Setembro às 23.30. No sábado anterior, dia 13, estreiam três destes programas: Recantos, um guia de descoberta por Portugal, é emitido às 11.30; Histórias da Vida da Terra, uma produção sobre a vida selvagem na Europa e também em Portugal, vai para o ar às 12.00; Percursos da Vida Portuguesa, que aborda a música erudita nacional desde o século XII até à actualidade, passa às 12.30.

Já a dia 23 de Setembro, às 24.00, é a vez de Gente da Cidade, que mostra várias cidades europeias através do percurso de três pessoas. Trata-se de uma co-produção de diversas estações de televisão europeias que "já é produzida há 10 anos", diz Wemans. Outra aposta do canal é Voluntário, que estreia dia 11 de Outubro às 19.00, uma série documental sobre histórias de voluntariado em Portugal, apresentada por Lúcia Moniz.

Quanto à programação infantil, a RTP2 vai estrear novas série para os mais pequenos -a Mila, o Nicolau e o Hugo. Está também já ser produzida a segunda série da Ilha das Cores, ainda sem data de emissão definida. Nesta temporada, com 80 episódios, haverá "mais inglês, o alfabeto em língua gestual e também a tabuada cantada", explicou Teresa Paixão, responsável pela programação infantil.

Nas séries internacionais, a RTP2 emite novas temporadas de Erva (6 de Outubro) O Meu Nome é Earl (9 de Outubro) e estreia Lipstick Jungle, no dia 12 de Setembro.

Quanto aos Jogos Paralímpicos, não haverá transmissão em directo - à excepção da cerimónia de abertura e de encerramento -, mas sim um resumo diário, a partir de dia 7, em horário nobre (às 21.00).